ESTADO
DEMATO GROSSO
SECRETARIA
DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
ASSESSORIA
PEDAGÓGICA DE PRIMAVERA DO LESTE
ESCOLA
ESTADUAL “MONTEIRO LOBATO”.
PROJETO: CANTIGAS DE RODA
DURAÇÃO:
AGOSTO
PROFESSORA:
MARIA ISABEL GONÇALVES DE ARRUDA
JUSTIFICATIVA
Analisando
a vivência do dia-a-dia percebi que as nossas crianças estão
sendo envolvidas integralmente pela televisão, computador, vídeo
game e outras diversões que de certa forma não lhes trazem
benefícios bons.
Analisando
os comportamentos agressivos e certas vezes adultos precocemente.
Isso se dá ao grande volume de informações distorcidas e horas
perdidas em frente a TV, vídeo game. As crianças não brincam como
antigamente de forma calma e inocente. Isso acontece por
desconhecerem outras maneiras de brincar, uma vez que seus pais e
avós não têm tempo ou acham desnecessário transmitir as historias
e vivências de seus antepassados.
Trabalhar
com cantigas de roda estou assim resgatando as brincadeiras de
nossos país, avós, e assim de certa forma contribuindo para um
aprendizado com mais prazer e emoção.
OBJETIVO GERAL:
Transmitir
aos nossos alunos conhecimentos sobre cantigas de rodas e
brincadeiras de roda que fazem parte do folclore brasileiro,
desenvolvendo assim o coleguismo e o respeito pelo semelhante.
Resgatar algumas cantigas de roda para que a nossa criança observe
que antigamente a brincadeira não tinha malicias como nos dias de
hoje.
OBJETIVOS ESPÉCIFICOS:
.
Incentivar o gosto pela leitura musica e danças
. Conhecer
a história das cantigas de roda.
.Ler
palavras utilizando habilidades diversas, escrever uma lista em ordem
alfabética.
. Conhecer
as brincadeiras de roda preferida de seus pais, através de
pesquisa.
.Elaborar
tabelas e gráficos a partir das pesquisas.
.Interpretação
oral e escrito das cantigas de roda.
.Completar
de acordo com as cantigas de roda.
.Produzir
texto de maneira criativa e prazerosa utilizando alguma cantiga de
roda.
.Transformar
uma cantiga num texto narrativo.
.Organizar
em ordem a letras de algumas cantigas.
.
Organizar um livro de cantigas.
.Criar
uma nova letra para a cantiga.
.Leitura
silenciosa, compartilhada e coletiva.
.Desenvolver
atividades matemáticas explorando o tema.
.Interpretação
oral da musica.
.
Aprimorar a capacidade de expressão.
.Desenvolver
a leitura.
.
Reconhecer cantigas de roda como manifestação da tradição
folclórica.
.
Proporcionar a leitura e a escrita das canções.
Produto
final:
. Livro
com as cantigas de roda trabalhadas no decorrer do projeto.
Conclusão:
Como
projeto ”Cantigas de rodas” é bem popular, todas as crianças
conhecem só esta sendo esquecida pela família, escola. Os alunos se
interessam mais pelas aulas, há mais participação e interesse em
aprender, por ter um conhecimento prévio bem amplo.
As
cantiga de roda além de desenvolver o intelectual do aluno,
desenvolve também o físico e o emocional.
AVALIAÇÃO:
Será
feita através de relatório individual quanto aos avanços e
dificuldades encontrado no decorrer do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário